Olá! Meu nome é Patrícia Oswald Peglow. Sou professora de Língua Portuguesa, formada em Letras pela UFPEL e Especialista em Mídias na Educação, pela FURG. Escrever, para mim, é algo tão automático quanto pensar... Sou apaixonada pelas letras, pela arte, pela música e pela poesia. Este blog foi criado para divulgar as produções de alunos, a maioria jovens que sonham com um futuro diferente daquele que podemos projetar a partir do que observamos atualmente...
terça-feira, 21 de julho de 2015
Cola: um problema social
Cola: um problema social
Nos dias de hoje, é comum em uma sala de aula, em dia de prova, encontrar três, quatro ou mais alunos colando, e está se tornando cada vez mais difícil encontrar alguém que realmente passe em uma prova com o mérito do estudo.
A cola está se tornando uma epidemia. Mas por que os estudantes colam? Bem, essa é uma pergunta que tem várias respostas. É necessário citar alguns motivos pelos quais se acredita que exista cola: a falta de interesse nos estudos, o aluno realmente não sabe a matéria e apela para a cola, ou ele cola porque simplesmente todos estão fazendo isso.
Esse problema deve ser resolvido com a conscientização de cada um, através da criação de projetos que informem aos alunos do mal que é a cola, e dos problemas que ela traz ou poderá trazer para a sociedade. Os pais também devem ensinar seus filhos que a prática da cola não é correto e honesto.
Elisiane Duarte Hosang
Estudante do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, da Escola Técnica Estadual Santa Isabel.
terça-feira, 7 de julho de 2015
Sobre a cola nas escolas...
O valor do estudo
Nos dias atuais, percebe-se que os alunos não se importam mais em estudar, mas sim em prepararem boas colas, coisas inexplicáveis! Se chegar a cair na prova algo que não esteja na cola, estão "ralados".
Não se deve colar, pois esta atitude só leva a se iludir, pensar que aprendeu. Enquanto isso, não se sabe é nada e na hora de pôr em prática o conhecimento, complica tudo.
Então, não é preciso colar, pois não se vive só de mentiras, é preciso mostrar seu potencial, que não se precisa de uma cola para passar, mas sim de estudo.
Estudar não faz mal a ninguém, pelo contrário, só ajuda a ser uma pessoa digna, de boa índole, pois uma pessoa sem estudo é apenas uma pessoa.
Roberto Cardozo de Aguiar Neto- aluno do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio- Escola Técnica Estadual Santa Isabel
Assinar:
Postagens (Atom)