domingo, 23 de agosto de 2015

                     
             Sobre leituras e resenhas…

Parece difícil, na realidade em que se vive, trabalhar a leitura com os jovens. Ainda há os que resistem; contudo, para muitos, um trabalho que alia leitura, produção e valorização em sala de aula faz muita diferença.
O objetivo desta produção artística e escrita é levar os estudantes ao universo da leitura e escrever sobre o que leram, exercitando sua criticidade e responsabilidade social, sendo que o produto final deste rico trabalho é justamente chamar leitores, convidá-los para essa viagem fantástica através do livro.
Apresento-lhes, dessa forma, os livros lidos pelos estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola, juntamente com suas respectivas resenhas críticas, escritas através da leitura de modelos em sala de aula e ensaio de produção. Acredita-se que o estudante só é capaz de produzir com competência a partir da leitura e de sua prática como autor de seu conhecimento, o que deve partir de sua experiência.
Espera-se que, com este projeto, se confirme o que muitos pesquisadores apontam: o jovem, hoje, está lendo, mas aos poucos, é preciso adaptar essas leituras:
O grande desafio dos professores de literatura e    língua portuguesa em escolas já não é mais fazer com que os alunos leiam: os jovens, na verdade, leem, e muito - mas não o que os professores chamam de literatura "clássica", ou o que esperam. (CERUTTI, 2014)

E você, o que está lendo?
Patrícia Oswald Peglow
Escola Técnica Estadual Santa Isabel

                   

                                                      "E você, o que está lendo?"
                  Projeto de leitura envolvendo as turmas 211, 212 e 213 e a comunidade escolar(alvo principal do projeto). Os estudantes produziram resenhas sobre o livro que leram.
                 Livros e filmes: uma relação possível










Nenhum comentário: