Sobre leituras e resenhas…
Parece
difícil, na realidade em que se vive, trabalhar a leitura com os jovens. Ainda
há os que resistem; contudo, para muitos, um trabalho que alia leitura,
produção e valorização em sala de aula faz muita diferença.
O
objetivo desta produção artística e escrita é levar os estudantes ao universo
da leitura e escrever sobre o que leram, exercitando sua criticidade e
responsabilidade social, sendo que o produto final deste rico trabalho é
justamente chamar leitores, convidá-los para essa viagem fantástica através do
livro.
Apresento-lhes,
dessa forma, os livros lidos pelos estudantes do 2º ano do Curso Técnico em
Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola, juntamente com suas
respectivas resenhas críticas, escritas através da leitura de modelos em sala
de aula e ensaio de produção. Acredita-se que o estudante só é capaz de
produzir com competência a partir da leitura e de sua prática como autor de seu
conhecimento, o que deve partir de sua experiência.
Espera-se
que, com este projeto, se confirme o que muitos pesquisadores apontam: o jovem,
hoje, está lendo, mas aos poucos, é preciso adaptar essas leituras:
O
grande desafio dos professores de literatura e língua portuguesa em escolas já
não é mais fazer com que os alunos leiam: os jovens, na verdade, leem, e muito
- mas não o que os professores chamam de literatura "clássica", ou o
que esperam. (CERUTTI, 2014)
E você,
o que está lendo?
Patrícia Oswald Peglow
Escola Técnica Estadual Santa Isabel
"E você, o que está lendo?"
Projeto de leitura envolvendo as turmas 211, 212 e 213 e a comunidade escolar(alvo principal do projeto). Os estudantes produziram resenhas sobre o livro que leram.
Livros e filmes: uma relação possível
Nenhum comentário:
Postar um comentário